Comité de Política Monetária do BNA reúne-se hoje
O Comité de Política Monetária do Banco Nacional de Angola reúne, hoje, em sessão ordinária, para avaliar o comportamento dos principais indicadores económicos verificados nos meses de Julho e Agosto.
Fortemente afectada pelos efeitos da covid-19, o órgão de apoio às decisões do governador do BNA mantém a referência de uma economia ainda vulnerável às variações, tanto a nível da conta corrente, como da conta financeira, o que provoca efeitos adversos na balança interna de pagamentos.
Na última reunião, o comité registou um ‘stock’ das Reservas Internacionais Brutas, em Junho, fixado em 15,58 mil milhões de dólares, ligeiramente abaixo dos 16,26 mil milhões registados em Maio. Naquela altura, as reservas correspondiam a um grau de cobertura de 11,76 meses de importações de bens e serviços.
Já as Reservas Internacionais Líquidas (RIL) situaram-se em 10,41 mil milhões de dólares, face aos 10,24 mil milhões apurados em Maio. No referido período, houve um aumento de 166,67 milhões de dólares.
As expectativas com o encontro do regulador financeiro seguem em alta, uma vez que a reunião de hoje deve também reflectir sobre os níveis de pressão exercida pelos preços dos bens junto dos consumidores.
Com base nos indicadores do Instituto Nacional de Estatística (INE), o BNA avalia sobre a aceleração ou desaceleração da inflação, depois de no primeiro trimestre ter denotado a deterioração da actividade económica, face ao período homólogo de 2019, com uma queda de 1,8 por cento do PIB real, situação que prevaleceu também no segundo trimestre.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública