Como uma estrela de cinema

29 Mar. 2016 Marcas & Estilos

É a marca mais clássica do mundo automóvel, fruto de transportar presidentes, líderes políticos e económicos, ministros, reis e princesas. É assim um ícone. Durante anos, até fazia gala em não fazer publicidade, porque não precisava. Só que os tempos são outros e a concorrência tem obrigado o ‘clássico’ a reinventar-se. Há anos – e brilhou sobretudo nos anos 1960 e 1970 – criou o descapotável. Fez figura central no cinema e ficou ainda mais famoso no ‘Intriga internacional’, de Alfred Hitchcock e, mais recentemente, no ‘Diário de Bridge Jones’.

Na hora em que celebra 130 anos, a Mercedes resolveu apresentar o mais recente descapotável. Mostrou-o no salão de Detroit, nos Estados Unidos, onde foi exibida uma versão especial. É o modelo S63 Cabriolet. Tem, por enquanto, uma edição limitada de 130 carros que só vão estar à venda a partir de Abril. Como sempre, a Europa e os Estados Unidos serão os primeiros a ter acesso ao carro. Não se sabe se vai chegar – e quando – a África, mas quem o quiser adquirir terá de disponibilizar quase 250 mil dólares (o preço estabelecido na Europa).

O novo carro da marca alemã tem um motor V8 5.5 biturbo de 585 cv de potência e 91,9 kgfm de torque. Tem caixa automática de nove velocidades, com tracção integral 4Matic. A velocidade máxima é limitada electronicamente aos 250 km/h e são necessários apenas 3,9 segundos para chegar aos 100 km/h.

A Mercedes nasceu em 1886, na Alemanha, quando Karl Benz criou o primeiro carro da sua fábrica Benz Co. Deu-lhe o nome em homenagem à mulher, Mercedes.