Conflito Rússia-Ucrânia ajuda bilionário indiano a recuperar posição de mais rico da Ásia
OPORTUNIDADE. Subida do preço do petróleo no mercado internacional provocada pelos bombardeamentos da Rússia contra Ucrânia permitiram o empresário indiano arrecadar mais de 2 mil milhões e tornar-se na pessoa mais rica do continente asiático.
Depois de perder o pódio para o empresário Gautam Adani, em Fevereiro deste ano, o empresário indiano Mukesh Ambani voltou a ocupar a posição de número um do continente asiático como sendo a pessoa mais rica, com uma fortuna avaliada em 87,9 mil milhões de dólares.
Desde os bombardeamentos da Rússia contra a Ucrânia, Mukesh já conseguiu arrecadar 2,8 mil milhões de dólares, elevando a fortuna de 85,1 mil milhões para 87,9 mil milhões de dólares, tornando-se no mais rico da India e do continente Asiático. Recuperou também a posição 10 entre os mais ricos no mundo.
O salto deveu-se à subida significativa do preço do petróleo no mercado internacional causada pela tensão entre a Rússia e a Ucrânia.
Mukesh Ambani é presidente do conglomerado Reliance Industries, que considera a energia como maior fonte de receitas. Subiram mais de 3% na segunda-feira, com a recuperação dos preços do petróleo, elevando os stocks de energia na Índia, um dos maiores produtores de petróleo do mundo.
O impulso serviu para o empresário de 64 anos ultrapassar a fortuna do também bilionário de infra-estrutura Gautam Adani, que possui 87,8 mil milhões de dólares, e recuperar o título de pessoa mais rica do continente.
Informações dão conta que grande parte do valor arrecadado está prevista para novos investimentos. A empresa deve adquirir, pelo menos, 200 lojas da cadeia de supermercados Future Retail para expandir a presença como maior retalhista da Índia.
A Reliance foi fundada pelo falecido pai de Ambani, Dhirubhai Ambani, em 1966 como uma pequena fabricante têxtil. E tornou-se na maior empresa da Índia com receitas estimadas em 539,2 milhões de rúpias indianas (73,8 mil milhões de dólares), no ano passado, depois de começar a interessar-se em petroquímica, telecomunicações, petróleo e retalho.
Ambani assumiu o controlo dos negócios da família após a morte do pai em 2002. Ele e a família ainda detêm uma participação de aproximadamente 49% na empresa. É formado em Engenharia Química pela Universidade de Mumbai. Foi funcionário da Reliance Industries desde a juventude. Após assumir a presidência, foi o responsável pela expansão do grupo para novas áreas de actuação, principalmente em assuntos ligados à tecnologia. O executivo também é dono da franquia Indian Premier League Mumbai. É dono de uma mansão avaliada em mais de 1.000 milhões dólares. Uma das propriedades privadas com maior valor no planeta.
BCI fica com edifício do Big One por ordem do Tribunal de...