Contas externas do Brasil registam défice de 50,7 mil milhões USD
As contas externas do Brasil registaram um défice de 50,7 mil milhões de dólares em 2019, o pior resultado obtido pelo país nos últimos quatro anos, segundo informações divulgadas hoje pelo Banco Central.
O órgão de controlo monetário disse que o resultado foi provocado pelo saldo da balança comercial, que em 2019 ficou 13,6 mil milhões de dólares abaixo do que o montante registado no ano anterior.
Assim, o excedente comercial do Brasil reduziu de 53 mil milhões de dólares em 2018, para 39,4 mil milhões de dólares, em 2019, repercutindo retracções de 6,3% nas exportações e de 0,8% nas importações.
Para este ano, a expectativa do governo brasileiro é de uma nova quebra nas contas externas, que devem fechar com défice de 57,7 mil milhões de dólares.
O cálculo das contas externas considera as transacções correntes com dados de exportação e importação comercial de serviços e bens, remessas de dinheiro, serviços adquiridos por brasileiros no exterior, remessas de juros, lucros e dividendos realizados do país para outros países.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública