Girabola Zap
Banco BAI
Com cerca de 50 milhões de kwanzas

Cooperativas agrícolas concorrem a crédito do BDA

08 Jun. 2020 Economia / Política

As cooperativas agrícolas do Bengo estão a trabalhar para aderir ao crédito do Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA), avançou a directora do gabinete provincial para o Desenvolvimento Económico Integrado, Fátima Sebastião.

Cooperativas agrícolas concorrem a crédito do BDA

A responsável afirma que foram seleccionadas 15 cooperativas agrícolas para concorrer ao financiamento.

Em declarações à imprensa no final de um encontro com a empresa de consultoria Agro-Promotora e representantes das 15 cooperativas agrícolas seleccionadas, a responsável explicou que a pretensão é financiar, com cerca de 50 milhões de kwanzas a cada, no quadro do projecto do BDA inserido no Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI).

Fátima Sebastião disse que o sector tem trabalhado com as administrações municipais no controlo da estatística das associações e cooperativas, acompanhando e traçando políticas de incentivo.

O problema de concessão e legalização de terra, a construção de infra-estruturas e o acesso ao crédito bancário são as principais dificuldades que as cooperativas agrícolas no Bengo enfrentam.

Durante 15 dias, a empresa consultora Agro-Promotora, contratada pelo Ministério da Economia e Planeamento, visitará as fazendas seleccionadas para constatar o nível de produção, organização para depois elaborar um estudo de viabilidade económica que será submetido ao BDA para possível financiamento.