Cooperativas agrícolas concorrem a crédito do BDA
As cooperativas agrícolas do Bengo estão a trabalhar para aderir ao crédito do Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA), avançou a directora do gabinete provincial para o Desenvolvimento Económico Integrado, Fátima Sebastião.

A responsável afirma que foram seleccionadas 15 cooperativas agrícolas para concorrer ao financiamento.
Em declarações à imprensa no final de um encontro com a empresa de consultoria Agro-Promotora e representantes das 15 cooperativas agrícolas seleccionadas, a responsável explicou que a pretensão é financiar, com cerca de 50 milhões de kwanzas a cada, no quadro do projecto do BDA inserido no Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI).
Fátima Sebastião disse que o sector tem trabalhado com as administrações municipais no controlo da estatística das associações e cooperativas, acompanhando e traçando políticas de incentivo.
O problema de concessão e legalização de terra, a construção de infra-estruturas e o acesso ao crédito bancário são as principais dificuldades que as cooperativas agrícolas no Bengo enfrentam.
Durante 15 dias, a empresa consultora Agro-Promotora, contratada pelo Ministério da Economia e Planeamento, visitará as fazendas seleccionadas para constatar o nível de produção, organização para depois elaborar um estudo de viabilidade económica que será submetido ao BDA para possível financiamento.
Angola melhora dois lugares no IDH mas não avança na renda per...