Culango recebe experiência-piloto do Censo Agro-pecuário
A povoação do Culango, no município do Lobito, em Benguela, começa a receber "dentro de pouco tempo" a experiência piloto para a implementação do Recenseamento Agro-Pecuário e Pescas (RAPP), que arranca no país, em Setembro deste ano, noticia a ANGOP.
De acordo com a directora municipal do Lobito da Agricultura e Pescas, Maria Francisco, o objectivo primordial do RAPP é saber, por exemplo, o número real de cabeças de gado bovino, caprino e suíno existentes em cada região e também as quantidades, métodos e locais da produção agrícola.
Porém, justificou a selecção do Culango como experiência piloto do RAPP no Lobito com a necessidade de conhecer melhor aquela localidade, dadas as suas potencialidades na agro-pecuária, principalmente na caprinocultura (criação de caprinos).
Nesse sentido, quatro grupos de recenseadores estão a ser formados para trabalharem na busca de informações detalhadas sobre a produção real na agricultura e nas pescas no Lobito, para ajudar o governo na planificação de recursos para que estes sectores se desenvolvam.
Maria Francisco garante que o município do Lobito está, por isso, preparado e que, depois do Culango, o Censo Agro-pecuário abrangerá, a partir de Setembro, as comunas da Canjala e do Egipto-Praia, onde já decorre a sensibilização e mobilização dos produtores agrícolas e pesqueiros.
Festas em Angola deixaram de ser negócio rentável