Director do Banco Mundial para Angola em Luanda
O director do Banco Mundial (BM) para Angola, Jean-Chistophe Carret, chega nesta segunda-feira, a Luanda para uma visita de quatro dias, a primeira depois de, a 30 de Julho, ter substituído Abdoulaye Seck nesse posto.
Ao longo da permanência em Angola, Jean-Chistophe Carret mantém encontros com representantes institucionais e empresariais angolanos, bem como com técnicos de algumas unidades de implementação de projectos financiados pelo Banco Mundial, segundo noticiou a Angop.
De nacionalidade francesa, Jean-Chistophe Carret juntou-se ao BM em 2005 como economista de Recursos Naturais ligado ao Departamento de Ambiente e Desenvolvimento Social da Região Africana e ocupou funções como representante em Laos e na República Centro Africana.
Mais recentemente, ocupou o cargo de director do BMA para as repúblicas Democrática do Congo (RDC), do Congo, Centro Africana e Burundi, mas, para dar apoio mais adequado aos países da região, desde o dia 1 de Julho deste ano a estrutura de gestão da carteira do BM em África foi dividida em duas sub-regiões, com duas vice-presidências.
Jean-Chistophe Carret responde por Angola, São Tomé e Príncipe, Burundi e RDC. Para apoiar projectos em 48 países da África Subsaariana, incluindo Angola, o BM deverá disponibilizar, este ano, empréstimos na ordem de 50 mil milhões de dólares. No âmbito do Plano Nacional de Desenvolvimento (PND 2018-2022) prevê disponibilizar, este ano, 200 milhões de dólares para apoiar projectos no sector da Educação.
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...