Directora-geral do FMI chega hoje a Luanda
A directora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI) chega hoje, 20, a Luanda para uma visita oficial de dia e meio, onde oficializará o empréstimo de 4,5 mil milhões de dólares.
Christine Lagarde será recebida pelo Presidente da República, João Lourenço, após o que haverá declarações à imprensa nos jardins do Palácio Presidencial.
Depois, a directora-geral do FMI fará uma visita de cortesia ao ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, voltando depois ao Palácio Presidencial para participar num jantar oferecido por João Lourenço.
Sexta-feira, no gabinete do vice-presidente, Bornito de Sousa, haverá uma reunião entre delegações do FMI e da equipa económica do Governo, após o que Christine Lagarde visitará o hospital Pediátrico David Bernardino, em Luanda, onde fará a entrega de donativos.
Lagarde terá “encontros bilaterais”, ainda por definir, visitando, a seguir, o escritório local do FMI em Luanda, e a Fortaleza de São Miguel.
Lagarde deixa Luanda na noite de sexta-feira.
Trata-se da segunda vez que Lagarde e Lourenço se encontram este ano, depois da reunião, a 23 de Janeiro, realizada em Genebra, à margem do Fórum Económico Mundial, que a economista francesa descreveu então como “muito construtivo” e em que foram analisados temas como a estabilidade macroeconómica e crescimento inclusivo em benefício dos angolanos.
“Tive um encontro muito construtivo com o Presidente de Angola, João Lourenço. Trocámos pontos de vista sobre os mesmos objetivos: estabilidade macroeconómica e forte e inclusivo crescimento em benefício do povo angolano”, escreveu então Lagarde.
A 6 deste mês, num comunicado a anunciar a visita, o Ministério das Finanças indicou que as negociações para o empréstimo do FMI, iniciadas formalmente a 1 de Agosto último, são o pano de fundo da visita, uma vez aprovado o Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2019, o que aconteceu a 14 deste mês.
Governo recua e retira Unicargas da lista das privatizações