KWIK
SOLICITAÇÕES REPRESENTAM 56% DO VALOR DISPONÍVEL

Ecodima teme que crédito de 50 mil milhões kz seja insuficiente para dar resposta aos prejuízos

28 Aug. 2025 Economia / Política

DISTRIBUIÇÃO. Representante da associação revela que o anúncio de financiamento foi feito muito antes das empresas visadas calcularem os prejuízos reais. Banco de Poupança e Crédito recebeu, até ao momento, 18 pedidos de financiamento.

Ecodima teme que crédito de 50 mil milhões kz seja insuficiente para dar resposta aos prejuízos

O financiamento de 50 mil milhões de kwanzas disponibilizado pelo Governo para apoiar empresas visadas com os actos de vandalização registados sobretudo em Luanda, entre 28 e 30 de Julho, podem revelar-se insuficientes para atender os estabelecimentos comerciais identificados pela Associação de Empresas de Comércio e Distribuição Moderna de Angola (Ecodima).

Segundo o consultor da associação Denilson António, o anúncio do financiamento do Governo foi feito num momento em que as empresas associadas ainda estavam em fase de levantamento dos reais prejuízos que se estendem muito além da perda de mercadorias.

“Não conseguimos chegar a uma conclusão de quanto de financiamento precisaríamos, porque os prejuízos são extensivos e a medida antecedeu os nossos levantamentos. Não se trata só a nível de mercadoria, são os créditos que essas empresas fazem para reabastecer, os compromissos que os empresários têm e os três dias que ficámos sem actividade. Ou seja, os danos estruturais requerem os relatórios de perícia e não podiam ser feitos em dois, três dias. Então a avaliação tem de ser em termos abrangentes.”

Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em 'Assine já' no canto superior direito deste site.