Anúncio de subscrição
Centre for European Reform (CER).

Economia britânica perdeu mais 36 mil milhões de euros com o Brexit

10 Jun. 2022 Mundo

O agendamento dos pedidos de visto para Portugal no consulado terá novas regras a partir de 25 de Junho, com um pré-pagamento do serviço, anunciou o embaixador de Portugal em Angola.

Economia britânica perdeu mais 36 mil milhões de euros com o Brexit

O Reino Unido saiu definitivamente do bloco comunitário a 1 de Janeiro de 2021, em plena pandemia, pelo que para os economistas se torna difícil dissociar os efeitos causados pelo ‘Brexit’ das medidas contra a doença covid-19, lê-se no documento.

Para isolar o impacto do ‘Brexit’, investigadores do CER compararam a evolução do produto interno bruto (PIB) britânico com a de um grupo de países – Estados Unidos, Alemanha, Nova Zelândia, Noruega e Austrália – cuja economia se comportava de forma semelhante à do Reino Unido antes de 2016, quando se realizou o referendo sobre a saída ou não da União Europeia.

Na sua análise, o CER conclui que o PIB britânico caiu substancialmente abaixo dos valores daqueles países, quando se iniciou a pandemia atingiu e, embora tenha rapidamente recuperado, ficou 5,2% abaixo dessas economias O ‘think tank’ sublinha ainda que entre 2016 e a chegada da doença covid-19, a economia do Reino Unido já tinha perdido 2,9%, dado que “o investimento começou a diminuir a seguir à realização do referendo”. De acordo com o modelo CER, o investimento no Reino Unido caiu 13,7% desde 2016, enquanto o comércio de mercadorias – exportações e importações – diminuiu 13,6%.

O impacto do ‘Brexit’ na inflação, por outro lado, “é pequeno em comparação com a alta dos preços globais de manufacturados, energia e matérias-primas”. O fim da livre circulação de trabalhadores entre o Reino Unido e a UE impactou o mercado de trabalho britânico, embora o relatório ressalte que o número de funcionários que “ficaram inactivos” durante a pandemia teve um efeito mais importante nos problemas de recrutamento das empresas novos trabalhadores.

                                                                                                              Eco