2021 COM NOVO LÍDER DO RANKING MUNDIAL

Elon Musk o novo mais rico do mundo

19 Jan. 2021 Gestão

BILIONÁRIO. É sul-africano o homem mais rico do planeta que com 185 mil milhões de USD ultrapassou o dono da Amazon, Jeff Bezos.

 

Elon Musk  o novo mais  rico do mundo

A gigante produtora de automóveis eléctricos de última geração, cujo nome presta homenagem a um dos cientistas mais brilhantes da História - Tesla, é a responsável por fazer do seu fundador, Elon Musk, o novo homem mais rico de todo o mundo. Passou, segundo divulgado na semana passada, Jeff Bezos por pouco menos de mil milhões graças ao aumento de valor em bolsa da Tesla, a mesma empresa a que tantos analistas vaticinavam falência há menos de ano e meio.

Prova de que o ano pandémico de 2020 não foi sinistro para todos é que o multibilionário em janeiro do ano passado contabilizava cerca de 27 mil milhões de USD, longe sequer dos 10 mais ricos do mundo, e entretanto, a Tesla valorizou para mais de 9 vezes o que valia, acrescentando 150 mil milhões de USD à fortuna do seu fundador. Na semana passada cada acção da empresa valia mais de 816 USD, totalizando mais de 760 mil milhões de USD.

O comentário de Elon Musk no Twitter foi “Que estranho. Bom, de volta ao trabalho”. Vale lembrar que o bilionário sul-africano, que foi considerado em 2019 o mais inovador do mundo, e que vendeu a sua primeira criação, um videojogo, aos 11 anos, fundou várias outras empresas. Entre elas, a percussora da Paypal, sistema de pagamentos online, a Space X que ainda recentemente levou a cabo um bem-sucedido lançamento de foguetão, depois de vários falhados, e trabalha com a NASA no projecto de criação de uma colónia humana em Marte e outras mais controver-sas como a Neuralink cuja pesquisa de neuro-tecnologia quer integrar o cérebro humano com a inteligência artificial através de dispositivos implantados no cérebro.

Elon Musk, nascido em 1971 em Pretória, na vizinha África do Sul sofreu muito bullying em criança, antes de se mudar para o Canadá com 17 anos. Fez a licenciatura em física, nos EUA e aos 24 iniciou um doutorado em física aplicada na Califórnia, que não terminou para se dedicar inteiramente ao empresariado e tornou-se um símbolo da vitória “nerd”.

Tido como irreverente e por vezes errático, o empresário, também inventor, engenheiro e economista vê-se frequentemente nas manchetes noticiosas pelos comentários controversos que faz. Por ocasião do resgate na caverna de Tham Luang na Tailândia, em que uma equipa de fute-bol de 12 crianças e o seu treinador ficaram presos, obrigando a uma missão de salvamento, Musk, que havia mandado criar um submarino para o resgate, insultou online o responsável do salvamento, chamando-o pedófilo, episódio que levou à queda de 4% do valor da Tesla e a que os investidores o obrigassem a retratar-se publicamente.    

Recentemente o multibilionário prometeu aos seu mais de 36 milhões de seguidores no Twitter que iria vender todas as suas posses e que não seria dono de nenhuma casa. Já vendeu uma delas por quase 30 milhões de USD desde então.

Musk, também presidente da Fundação Musk, é um filantropo activo com milhões doados para projectos de responsabilidade social, como bolsas de estudo, apoio a furações e desastres naturais e um programas de fontes com sistemas de filtragem da água para a zona de Flint no Michigan que esteve no centro de um escândalo de contaminação de água. 

Aos 49 anos é vencedor de vários prémios de inovação, empreendedorismo, nomeado um dos “10 visionários que criam valor para o mundo” e um dos integrantes da lista de pessoas mais po-derosas, entre muitos outros.

X