Emis instalou apenas 179 multicaixas em cinco províncias
BANCA. Existem apenas 179 ATM instaladas para cinco províncias. Do grupo, Bengo é a mais penalizada, com apenas 24 multicaixas. Dados são da Emis e não explicam se todas as ‘máquinas’ estão operacionais. Há províncias que não recebem um único aperelho há três anos. Luanda concentra maioria dos multicaixas.
Bengo, Moxico, Lunda-Norte, Kuando-Kubango e Lunda-Sul fecharam o Fevereiro com 179 caixas de pagamento automático (ATM), para uma população total de três milhões de habitantes, de acordo com os dados do subsistema de multicaixas do Banco Nacional de Angola (BNA) a que o VALOR teve acesso.
De acordo com as estatísticas, as cinco províncias não instalaram sequer um novo multicaixa desde finais de 2017. Só o Bengo viu o seu número de ATM reduzir em 11%, ao sair de 27, em Dezembro, para apenas 24 em Fevereiro. Há, no relatório, províncias que já estão desde 2015 sem ‘inaugurar’ um novo multicaixa. É o caso do Zaire, que manteve 55 aparelhos até Dezembro.
O BNA não esclarece, no entanto, se os 179 multicaixas para as cinco províncias estão operacionais. Mas há casos em que províncias perdem multicaixas de ano para ano, como o Bengo.
O quadro é ainda pior quando se analisam todas as províncias. Até finais do ano passado, o país tinha 3.026 multicaixas, mas os números recuaram para 3.015 em Fevereiro.
Luanda é a região que concentra o maior número de caixas automáticas. Até Fevereiro, tinha 1.698 ATM. Mas o número é inferior ao total de todo o ano passado, quando fechou com 1.714 multicaixas. Benguela aparece nas estatísticas como a segunda província com maior número de ATM, com 261 aparelhos, até Fevereiro.
Depois, seguem-se a Huila e o Huambo, com 170 e 139 ATM, respectivamente (ver gráfico).
A Emis, Empresa Interbancária de Serviços, é o organismo que cuida das operações no multicaixa, associada aos bancos, pelo que a grande maioria das anomalias nas operações nos ATM é remetida à Emis.
Dinheiro movimentado
Segundo as estatísticas de Fevereiro, os 3.015 ATM de todo o país registaram perto de 24 mil milhões de operações financeiras, precisamente, 23,8 mil milhões, sendo que as não financeiras se ficaram pelos 19,5 mil milhões. Só em Fevereiro, foram transaccionados 269,4 milhões de kwanzas, do total de ATM.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública