Emmerson Mnangagwa toma posse no domingo
Evento terá lugar no National Sports Stadium, que está a ser preparado para o efeito, com um aparato de segurança reforçado.
Dezenas de chefes de Estado e de Governo são aguardados, nos próximos dias, em Harare (Zimbábue), a fim de participarem na cerimónia de tomada de posse do Presidente eleito, Emmerson Mnangagwa, marcada para às 10h30 de domingo (12).
De acordo com o convite, do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Relações Internacionais, endereçado às missões diplomáticas, consulados honorários e organismos internacionais acreditados na capital zimbabueana, o evento terá lugar no National Sports Stadium, que está a ser preparado para o efeito, com um aparato de segurança reforçado.
Inicialmente marcada para hoje (8), a cerimónia foi adiada em função de uma petição endereçada ao Tribunal, pelo líder do Movimento para a Mudança Democrática (MDC), Nelson Chamisa, que contestava o resultado das eleições de 30 de Julho, que davam vitória ao líder da Zanu-PF, que conseguiu 2.460.463 votos contra 2.147.436 de Chamisa.
Nesta terça-feira, a imprensa local destaca uma entrevista de um membro sénior do MDC-T onde afirma que “Chamisa falhou no desafio ao Tribunal. Nem disse à nação o que pretende fazer”, além de aventar a hipótese do Tribunal se pronunciar hoje (quarta-feira), em conferência de imprensa, sobre o assunto.
A cidade, aparentemente, mais calma, prepara-se para a festa de investidura do segundo presidente eleito do Zimbábue, depois de Robert Mugabe que permaneceu no poder 37 anos. A semana finda foi dominada por um clima de tensão, depois dos protestos contra uma suposta fraude eleitoral ter resultado na morte de seis manifestantes e em vários feridos.
JLo do lado errado da história