ANGOLA GROWING
Produtora mundial de máquinas de serragem

Empresa eslovena mantém aposta em Angola apesar de baixar facturação

A empresa Eslovena, Mebor, uma das principais fabricantes mundiais de máquinas e assessórios de serragem mantém a aposta em Angola apesar de ter baixado a facturação das vendas por causa da crise.

Madeira

A empresa viu a sua facturação reduzir de um milhão de euros ao ano, para cerca de 450 mil euros. A informação foi avançada, ao VALOR, pelo responsável da delegação que está em Angola a participar na 34ª edição da Feira Internacional de Luanda (FILDA) , José Augusto.

A quebra da facturação para Angola se deve essencialmente as dificuldades que as empresas que a instituição distribui apresentarem dificuldades em realizar pagamentos. “ As empresas têm kwanzas mas não têm divisas para pagar. Por essa situação já tivemos de esperar cerca de dois anos por pagamentos”.

A empresa que distribui para mais de 10 empresas angolanas, em Cabinda, Uíge, Benguela, Malanje e Lundas declara que apesar da situação não vai “desistir” de apostar e de estar presente no mercado angolano. O responsável da delegação acredita que a situação vai melhorar.

“Não vamos desistir desse mercado. Eu adoro África. Por isso estamos cá. Há muito potencial”, referiu. A empresa que tentou há cerca de quatro anos firmar uma parceria para instalar em Angola uma filial e começar a produzir, rompeu a intenção com a empresa angolana porque perceberam que a parte angolana apenas queria receber lucros.

Com a aprovação da nova Lei de Investimento Privado em que retira a obrigação de uma parceria entre nacionais e empresas estrangeiras para realizar alguns investimentos mantém a intenção, mas acredita que ainda é prematura.