Empresário com visão e formador de líderes
TRAJECTÓRIA. Faleceu depois de mais de um ano doente e o sócio que teve em todos os negócios descreve-o como “umo parceiro fiel, honesto e com visão extraordinária”. Juntos criaram um grupo com negócios bastante diversificados.
O empresário Teofilo Lourenço Canutula de Almeida, ou Teddy de Almeida, faleceu no dia 14 na África do Sul, vítima de doença prolongada. Foi co-fundador e CEO do Grupo empresarial Bongani Investments Holdings (BIH) com sede em Sandton, Joanesburgo, África do Sul para onde foi viver depois vários anos na Namíbia onde viveu no campo de refugiados desde os sete anos.
Criada na África do Sul, em 1998, o grupo surgiu da fusão das empresas Bungani Investiments e consultores CC. Desde então, passou a ser conhecido como um grupo com investimentos em diversos sectores. Comércio-geral, imobiliário e construção são alguns, assim como gestão de resíduos, silvicultura, equipamentos pesados e indústria com destaque para a alimentação e bebidas.
A BIH tem escritórios em Angola, Namíbia, Dubai, RDC, Portugal, Londres e Austrália. Tem fortes relações com o Timms Group na Austrália e os Fundos de Recursos Naturais em Londres.
Desde a fundação da empresa em 1998, Teddy e o parceiro Cupenala levaram a empresa a conquistar vários prémios, entre eles, as empresas Top 300 BEE na África do Sul.
Foi presidente da Câmara de Comércio Sul-Africano – Angola depois de ter sido o primeiro presidente da câmara de amizade e desenvolvimento de negócios entre Angola e a África do Sul em 1996 e, nesta condição, responsável pelo fortalecimento das relações económicas entre os dois países.
Entre outras, a Bongani tem uma grande participação na Flo-Tek, que é o principal fabricante de produtos de PVC em Angola com mais de 75 produtos diferentes, incluindo tanques de água cilíndricos, tambores domésticos, tanques loft, caixas de poeira, tubos de irrigação e cones de trânsito. É também accionista da Protective Structures Ltd da África do Sul que se dedica à produção de estruturas de protecção envolvidas no sector de energia e fabrica abrigos seguros para medidores eléctricos e subestações.
Celeste de Brito, empresário que conviveu com Teddy de Almeida nos últimos dez anos tanto por razões de negócios como religiosas (os dois são pastores) destaca a fidelidade de Teddy para com o sócio. “Preferia perder milhões a fazer uma parceria que não fosse acompanhada pelo seu sócio da Bongani (Luís Cupenala).”
Por sua vez, Luís Cupenala subscreve a fidelidade do parceiro. “Homem de carácter, honesto e transparente para tudo o que tivesse de fazer e com uma grande inteligência emocional”, sublinhou, acrescentando “a sua visão extraordinária para os negócios” e ainda a “forma fiel como exerceu a fusão de CEO do grupo Bongani”.
Além de empresário, Teddy de Almeida destacava-se como líder religioso. Formou-se na Rhema Bible Training College e viajou extensivamente por vários países enquanto pastor. Em 2001, juntou-se ao Pastor Alph Lukau, como Supervisor Geral Adjunto da Alleluia Ministries International.
Juntos, abriram filiais na África do Sul e Angola. É co-fundador da Adonai Broadcasting Network, um canal de televisão cristã, transmitido na África Subsaariana e partes da Europa. Era o presidente da Umoja Christian Network, uma rede de negócios cristã, onde treinava e orientava empresários. Muitos o descrevem como formador de líderes.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública