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ENANA cobra tarifa ´milionária´ no Aeroporto

TRANSORTE. Medida estará a afectar, em maior escala, empresas que operam serviço de táxi, no aeroporto internacional de Luanda.

Empresa Nacional de Exploração de Aeroportos e Navegação Aérea (ENANA) está a cobrar tarifas de estacionamento, no Aeroporto Internacional de Luanda, que vão dos 25 mil kwanzas, por dez dias, aos 75 mil, mensalmente, por cada viatura parqueada. A medida, que vigora desde o dia 11 de Janeiro, não tem agradado, sobretudo, às operadoras de transporte que exercem serviço de táxi no recinto, por considerarem o valor excessivamente elevado.

O processo teve uma fase experimental, em Outubro do ano passado, em que se cobrava 2500 kwanzas por cada viatura sem, no entanto, ter havido qualquer aviso prévio, segundo relatos de Francisco Domingos, taxista há 4 anos no aeroporto. Em Dezembro do mesmo ano, segundo Francisco Domingos, a ENANA reuniu com os taxistas que operam no aeroporto, tendo anunciado que passaria a cobrar, desde então, uma tarifa de 25 mil kwanzas para um período de 10 dias.

As operadoras terão rejeitado a proposta, sob a alegação de se encontrarem desprovidas de meios para pagar. “Mesmo a minha operadora tendo rejeitado a proposta, continuei a operar e a pagar do meu próprio bolso porque sempre fiz serviço de táxi no aeroporto. Mas, desde a implementação da medida, não tenho tido descanso porque não ganho por mês. Só tenho um dia para mim que é o sábado”, desabafou Francisco Domingos.

Um outro taxista, Afonso António, diz compreender que a ENANA tenha de cobrar pelo serviço de táxi que é feito no aeroporto, mas considera ´injustos´ os valores cobrados. A ENANA explicou, em comunicado, que a cobrança das tarifas de estacionamento no Aeroporto Internacional surge de um decreto conjunto entre os Ministérios dos Transportes e Finanças, que aprova o regulamento de tarifas aeroportuárias.

A empresa esclarece que o processo foi amplamente negociado desde 2013. “Com a iniciativa, a ENANA pretende arrecadar receitas, proteger a imagem e a manutenção dos aeroportos”, refere a empresa em comunicado.

Numa primeira fase, o processo arrancou apenas no terminal de voos internacionais e domésticos, mas deverá estender-se a todos os aeroportos recém-inaugurados. A tarifa, segundo uma fonte da empresa, será a mesma para os outros aeroportos.