Enfermeiros recorrem ao ‘crowdfound’ para sustentar greve
CAMPANHAS. Enfermeiros pretendem arrecadar 300 mil euros e criar um fundo para cobrir os salários de quem sofreu cortes por ter aderido às greves. É a maior campanha realizada pela maior plataforma portuguesa. Record de arrecadação, a nível mundial, em campanhas de ‘crowdfound’ é de quatro mil milhões de dólares.
Normalmente encarada como uma solução para projectos empresariais, o ‘crowdfound’ é a ferramenta escolhida pelos enfermeiros portugueses para sustentarem as greves que têm estado a decretar de forma alternada.
Com recurso à plataforma portuguesa PPL, os enfermeiros pretendem arrecadar 300 mil euros com o objectivo de “criar um fundo solidário de apoio aos profissionais” que vão sofrer cortes salariais, por terem aderido à greve.
“Decidimos mudar as nossas formas de luta e apostar numa greve cirúrgica. O objectivo desta campanha é criar um fundo solidário de apoio aos enfermeiros que adiram a uma greve cirúrgica uma vez que esses colegas não asseguram cuidados mínimos e por isso têm perda total do seu vencimento”, explicam.
A campanha, denominada ‘Greve Cirúrgica’, iniciou-se a 10 de Outubro, tem o fim previsto para 11 de Novembro e permite três níveis de apoiantes. Os do primeiro podem contribuir com valores que oscilam entre 20 e menos de 50 euros, os do segundo com mais de 50 e menos de 100 euros, enquanto a contribuição para o terceiro nível é igual ou superior a 100 euros.
Até ao dia 18, estavam angariados mais de 38 mil euros como resultado da participação de mais de 1.482 apoiantes, 1.246 dos quais se enquadravam no primeiro grupo e 19 no último. O valor arrecadado já é o segundo maior da história da plataforma, superado apenas pelos 40,563 euros arrecadados pela campanha ‘Por Ela - O Filme’, realizada em 2014 e que pretendia arrecadar 100 mil euros para a gravação de “um filme simples sem ser simplista”.
A campanha dos enfermeiros é a maior já realizada pela PPL que, desde a sua criação, já angariou mais de três milhões de euros e financiou 937 campanhas, representando uma taxa de sucesso de 46%.
A PPL é a principal plataforma portuguesa de ‘crowdfound’, o chamado financiamento colaborativo. É uma modalidade de investimento onde várias pessoas podem investir pequenas quantias de dinheiro numa determinada ideia de negócio, geralmente via internet.
BCI fica com edifício do Big One por ordem do Tribunal de...