EM PORTUGAL

Enfermeiros recorrem ao ‘crowdfound’ para sustentar greve

22 Oct. 2018 Valor Económico Gestão

CAMPANHAS. Enfermeiros pretendem arrecadar 300 mil euros e criar um fundo para cobrir os salários de quem sofreu cortes por ter aderido às greves. É a maior campanha realizada pela maior plataforma portuguesa. Record de arrecadação, a nível mundial, em campanhas de ‘crowdfound’ é de quatro mil milhões de dólares.

 

Enfermeiros recorrem ao ‘crowdfound’ para sustentar greve

Normalmente encarada como uma solução para projectos empresariais, o ‘crowdfound’ é a ferramenta escolhida pelos enfermeiros portugueses para sustentarem as greves que têm estado a decretar de forma alternada.

Com recurso à plataforma portuguesa PPL, os enfermeiros pretendem arrecadar 300 mil euros com o objectivo de “criar um fundo solidário de apoio aos profissionais” que vão sofrer cortes salariais, por terem aderido à greve.

“Decidimos mudar as nossas formas de luta e apostar numa greve cirúrgica. O objectivo desta campanha é criar um fundo solidário de apoio aos enfermeiros que adiram a uma greve cirúrgica uma vez que esses colegas não asseguram cuidados mínimos e por isso têm perda total do seu vencimento”, explicam.

A campanha, denominada ‘Greve Cirúrgica’, iniciou-se a 10 de Outubro, tem o fim previsto para 11 de Novembro e permite três níveis de apoiantes. Os do primeiro podem contribuir com valores que oscilam entre 20 e menos de 50 euros, os do segundo com mais de 50 e menos de 100 euros, enquanto a contribuição para o terceiro nível é igual ou superior a 100 euros.

Até ao dia 18, estavam angariados mais de 38 mil euros como resultado da participação de mais de 1.482 apoiantes, 1.246 dos quais se enquadravam no primeiro grupo e 19 no último. O valor arrecadado já é o segundo maior da história da plataforma, superado apenas pelos 40,563 euros arrecadados pela campanha ‘Por Ela - O Filme’, realizada em 2014 e que pretendia arrecadar 100 mil euros para a gravação de “um filme simples sem ser simplista”.

A campanha dos enfermeiros é a maior já realizada pela PPL que, desde a sua criação, já angariou mais de três milhões de euros e financiou 937 campanhas, representando uma taxa de sucesso de 46%.

A PPL é a principal plataforma portuguesa de ‘crowdfound’, o chamado financiamento colaborativo. É uma modalidade de investimento onde várias pessoas podem investir pequenas quantias de dinheiro numa determinada ideia de negócio, geralmente via internet.