EPAL arrecada 4,8 mil milhões de kwanzas
A Empresa de Águas de Luanda (EPAL) anunciou que arrecadou durante o primeiro semestre deste ano 4,86 mil milhões de kwanzas, contra os 10,17 mil milhões de kwanzas no ano passado, avança o Jornal de Angola.
A arrecadação está em baixa devido ao incumprimento no pagamento do serviço prestado pelos usuários, estando este factor a provocar um desconforto financeiro à empresa.
Dados da empresa indicam que a dívida acumulada de clientes está avaliada em cerca de 87 mil milhões de kwanzas.
Entre o ano de 2019 e o primeiro semestre de 2020, a dívida de clientes cresceu de 80,22 mil milhões de kwanzas para os 87 mil milhões de kwanzas, uma demonstra clara de que os consumidores se furtam a pagar as suas contas com a regularidade que é esperada pela Epal. Segundo a fonte, caso se mantiver essa tendência, até final de 2020, a dívida pode estar acima dos 90 mil milhões de kwanzas.
“ E restará a Epal o direito de efectivação de cortes aos clientes devedores, após esgotadas as modalidades de negociação entre as partes”. Por outro lado, a empresa pretende iniciar brevemente a implementação de um projecto-piloto de instalação de contadores inteligentes que vai abranger 500 clientes, para começar com o sistema pré-pago.
Este projecto vai ter início na Centralidade do Kilamba, no município do Belas em Luanda, concretamente no KK5000, já que nesta área da cidade segundo a fonte, a Epal tem condições de satisfazer as exigências técnicas do pré-pago.
A implementação do Sistema pré-pago vai requer a montagem de contadores inteligentes, assim como a instalação de toda infra-estrutura que o integra, desde fiabilidade na rede de comunicação e conexão com o sistema de facturação usado na EPAL.
Recentemente, o conselho de ministro anunciou que está a preparar estabelecer uma nova metodologia de cálculos das tarifas das actividades de captação, transporte, tratamento e distribuição de água potável.
JLo do lado errado da história