EPAS negocia dívida com clientes
A Empresa Pública de Águas e Saneamento (EPAS) na Lunda-Norte está a negociar com os clientes para o pagamento da dívida dos últimos três meses, de forma faseada, com vista a se evitar cortês no abastecimento do líquido a partir de Julho próximo.
Sem precisar o valor da dívida, o presidente do conselho de administração da EPAS, André Camilo, avançou, que 80 por cento dos clientes não pagaram o consumo da água durante a vigência do Estado de Emergência, provocando ruptura nas finanças da empresa.
De Março a Abril, a empresa facturou apenas um milhão de kwanzas contra os sete milhões dos meses anteriores, condicionando o pagamento de salários dos trabalhadores.
Disse que os clientes “compreenderam mal” o Decreto Presidencial que suspendeu o corte de água durante o período de Emergência, furtando-se ao pagamento do consumo, tendo acumulado uma divida de três meses.
André Camilo alertou que até Julho a instituição continuará a optar por uma acção pedagógica, incentivando os clientes ao pagamento do consumo, mas, a partir de Agosto, “quem não pagar sofrerá um corte e estará sujeito ao pagamento de uma multa”.
A EPAS na Lunda-Norte tem sob o seu controlo 10 mil clientes, num universo de pelo menos um milhão de habitantes.
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