Espanha adopta medidas de controlo à Covid-19 para viajantes provenientes da China
O Governo espanhol anunciou o estabelecimento de “controlos nos aeroportos” para os viajantes com origem na China, para garantir que não são portadores da covid-19.
Segundo avançou a ministra da Saúde, Carolina Darias, em conferência de imprensa realizada em Madrid, os viajantes da China terão de apresentar, à entrada em Espanha, “um comprovativo de que estão negativos [para a infeção] ou de que têm o esquema vacinal completo”. A ministra não adiantou, no entanto, quando é que a medida entrará em vigor.
Esta decisão do Governo liderado por Pedro Sánchez surge na sequência do levantamento das restrições sanitárias por parte das autoridades chinesas, que provocaram uma grande explosão de casos de Covid-19 na China.
O anúncio foi também feito no dia a seguir à realização de uma reunião informal em Bruxelas, convocada pela Comissão Europeia com o objetivo de encontrar “uma abordagem coordenada” para todos os Estados-membros, mas que terminou sem nenhuma decisão.
De todos os países membros da União Europeia (UE), a Espanha foi o segundo mais atingido em Março de 2020 pela pandemia, logo atrás da Itália.
O Governo espanhol impôs, na altura, um confinamento rigoroso que marcou profundamente a população.
Além de Espanha, apenas a Itália – entre os 27 países da UE – tinha já anunciado a decisão de exigir testes negativos aos passageiros que chegam da China.
Eco
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública