Espanha concede financiamento de 97 milhões de euros
A Espanha concedeu um financiamento de 97 milhões de euros para a construção das oficinas de manutenção das locomotivas múltiplas diesel do Caminho-de-Ferro de Luanda (CFL), anunciou, na segunda-feira (3) o embaixador espanhol, Manuel Ruigómez.
O anúncio foi feito depois do lançamento da primeira pedra para a construção desta unidade de apoio ao sector ferroviário, pelo ministro dos Transportes, Ricardo de Abreu. O diplomata avançou que as oficinas serão apetrechadas com material tecnológico de ponta.
Localizada em Catete, município de Icolo e Bengo, em Luanda, a obra terá a duração de dois anos e vai permitir a criação de mais de 100 postos de trabalho directo e indirecto. Também foi assinado um contrato avaliado em mais de 100 milhões de dólares para o fornecimento de dez locomotivas múltiplas diesel com uma capacidade para o transporte de sete mil passageiros.
O contrato foi assinado pelos Caminhos-de-Ferro de Angola e pelo consórcio de empresas Andrade Gutierrez e Zagope Angola. O contrato vai servir igualmente para a prestação de assistência técnica durante dois anos às dez locomotivas, provenientes da Alemanha e da China.
A prestação de serviço e assistência técnica inclui a manutenção do material circulante, formação de maquinistas, pessoal de operações de manutenção dos equipamentos das oficinas e da sua organização.
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...