Estado vai investir 95 milhões de euros em turbinas
O Ministério da Energia e Águas vai gastar 95 milhões de euros na aquisição e revisão de turbinas em quatro centrais térmicas do país, conforme decisão governamental a que a Lusa teve hoje (27) acesso.
Em causa estão quatro autorizações do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, à contratação da empresa angolana AEnergia, associada da norte-americana General Electric, decisões datadas deste mês, na forma de despacho presidencial.
O primeiro contrato envolve serviços de fornecimento e assistência técnica para a realização de revisões em duas turbinas Siemens instaladas sobre barcaças na central térmica da Boavista, em Luanda, por 32,8 milhões de dólares. Um outro contrato envolve a mesma empresa e o fornecimento e assistência técnica para três turbinas da central térmica de Malembo, no enclave de Cabinda, num negócio de mais de 61,1 milhões de dólares.
Avança igualmente o fornecimento e assistência técnica para a revisão capital, incluindo a entrega de uma turbina recondicionada, da central térmica de Viana, em Luanda, a recolocar na cidade do Lubango, sul do país, sendo este um contrato de 11,5 milhões de dólares.
É aprovado ainda o fornecimento e assistência técnica, pela AEnergia, das revisões dos geradores instalados na central térmica do aeroporto do Namibe, neste caso por 4,8 milhões de dólares.
BCI fica com edifício do Big One por ordem do Tribunal de...