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Investimento avaliado em mais de dois milhões de dólares

Estradas na Califórnia vão produzir energia eléctrica

INOVAÇÃO. Sensores instalados no pavimento vão gerar electricidade quando pressionados. Em estradas com muito movimento, pode constituir uma boa fonte de energia.

 

A Califórnia, nos EUA, vai financiar dois projectos destinados a testar a viabilidade da piezoelectricidade nas estradas. Apenas 800 metros de via poderão ser suficientes para alimentar 5.000 lares. Depois das estradas com painéis solares, finalmente chegam as estradas capazes de gerar electricidade simplesmente através da passagem dos veículos sobre o asfalto. As autoridades da Califórnia, nos EUA, decidiram disponibilizar mais de dois milhões de dólares para avaliar a viabilidade desta solução, e vão mesmo financiar dois projectos experimentais, que propõem a piezoelectricidade como fonte geradora de energia ligada ao pavimento. O princípio subjacente a esta solução é simples. Como alguns cristais têm a capacidade de gerar uma tensão eléctrica quando sujeitos a uma pressão, as autoridades daquele estado norte-americano não pensaram duas vezes diante da mais nova solução geradora de energia, embutindo sensores piezoeléctricos nas estradas, de forma a transformar em electricidade a simples passagem dos veículos sobre as mesmas. Com ou sem sensores, a força exercida pelos veículos sobre o asfalto vai sempre existir.

Um dos projectos em questão prevê a instalação de uma fina rede de pequenos sensores piezoeléctricos num troço de asfalto de 60 metros de uma universidade californiana. Estima-se que seja necessária a passagem de, pelo menos, 400 veículos por hora para tornar economicamente válida esta solução. Algo que não será difícil de alcançar em inúmeros locais do território americano.

O segundo projecto é mais ambicioso e fará uso de 800 metros de auto-estrada, também com sensores piezoeléctricos embutidos, para alimentar, potencialmente, 5.000 lares. Aqui, outros dos elementos em análise serão as eventuais consequências para o pavimento, em termos de durabilidade e desgaste, resultantes da montagem dos referidos sensores.