Ex-ministro francês Claude Guéant detido por incumprimento de pagamentos
O antigo ministro do Interior francês Claude Guéant foi hoje detido em Paris por incumprimento de pagamentos de uma multa, relativa a uma condenação de 2017, tendo sido encaminhado para o estabelecimento prisional Paris-La-Santé, localizado na capital francesa.
“O envolvido apresentou-se hoje no serviço de execução de sentenças do Ministério Público de Paris e foi preso no centro penitenciário de Paris-La-Santé”, adiantou o Ministério Público de Paris, em comunicado.
O ex-chefe de gabinete de Nicolas Sarkozy foi condenado em Janeiro de 2017 a dois de prisão, um dos quais foi suspenso em liberdade condicional, e a apagar uma multa de 75.000 euros, num caso de recompensas em dinheiro do Ministério do Interior.
Claude Guéant estava a cumprir pena em liberdade condicional.
No início de Novembro, no entanto, o Tribunal de Recurso de Paris revogou parte da sua suspensão (três meses) e da sua liberdade condicional (seis meses), considerando que o antigo governante não estava a fazer os pagamentos necessários para pagar a multa e os danos que havia infligido.
O procurador financeiro alegou que “apenas 36%” da sua dívida de cerca de 190 mil euros ao erário público tinha sido liquidada e isto, “em grande parte, de forma forçada através de execuções hipotecárias”.
Lusa
Cinco anos depois, covid-19 já não é vista como ameaça mas continuar...