Exportação de diamantes rendeu mais de 80 milhões de dólares em Junho
No mês de Junho, Angola vendeu 760.939 quilates de diamantes, traduzindo-se num encaixe global de 80,5 milhões de dólares, superior em mais de 5% face ao registo de Maio.
O diamante é o segundo principal produto de exportação angolano. Os dados constam de uma informação do Ministério da Geologia e Minas a que a Lusa teve acesso, na terça-feira, e indicam que as vendas de Angola cifraram-se, em média, nos 105 dólares por quilate, em Junho, contra os 102 dólares do mês anterior.
De acordo com a mesma informação, o aumento da produção (2,28% em volume) aconteceu num período em que a produção na mina de Catoca, na Lunda-Sul – a quarta maior do mundo e responsável por seis milhões de quilates anuais, 75% da produção nacional – registou uma quebra de quase 5%.
Em simultâneo, no mercado artesanal, apenas duas operadoras compraram diamantes. Em Junho do ano passado, Angola produziu cerca de 748 mil quilates de diamantes, que renderam 92,1 milhões de dólares, a um preço médio de 124 dólares por quilate, registando por isso um aumento de volume de 1,7% e uma quebra de 13,3% na receita, face ao mesmo mês de 2016.
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...