Em Junho

Exportações de petróleo ao nível mais baixo desde 2008

As exportações de petróleo vão cair em junho para o valor mais baixo desde pelo menos 2008, com 991 mil barris diários, em resultado da falta de investimento no sector e dos poços em declínio.

Exportações de petróleo ao nível mais baixo desde 2008

De acordo com o manifesto das cargas de exportação, obtido pela agência de informação financeira Bloomberg, Angola vai exportar menos de metade do que disse ambicionar quando aderiu à Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), em 2007.

“O perfil de produção de longo prazo de Angola vai continuar a cair se o investimento não subir significativamente”, alertou o analista da consultora WoodMackenzie focado na África subsaariana, Dominic Smith.

A produção de petróleo no país caiu de forma notória a partir de 2016, quando as petrolíferas internacionais cortaram drasticamente o investimento na sequência da queda dos preços de 2014, prejudicando principalmente os países onde a operação é mais cara devido às dificuldades técnicas de bombear petróleo das águas ultraprofundas.

A Nigéria continua a ser o maior produtor da África subsaariana, com Angola em segundo lugar desde que ultrapassou a Líbia em guerra.

X