IVAN ALEKXEI, MÚSICO, LANÇA O PRIMEIRO DISCO EM DEZEMBRO

“Faço votos de que as coisas agora sejam diferentes”

27 Sep. 2017 Marcas & Estilos

MÚSICA. É um dos rostos da nova geração em destaque. Foi a ‘Voz Revelação’ do Top Rádio Luanda. Com mais de 10 anos de carreira, Ivan Alekxei planeia lançar o primeiro álbum ainda este ano. Formado em Engenharia, espera que o novo Governo corrija as falhas e que as coisas, a partir de agora, “sejam de facto diferentes”.

Ivan Alekxeimusico20170901Isced3413

“Mas eu não desisto, eu persisto e diante disto, juro que eu insisto, eu sei que a minha vez, meu kota vai chegar, tenho fé no coração”. Esta é uma das passagens do grande sucesso ‘Meu Kota’ de Ivan Alekxei. Além da música ‘Meu Kota’, o músico tem outras músicas que têm feito bastante sucesso e vão animando com as mensagens e ritmos contagiantes as festas e não só. Por exemplo; ‘Casamento’, ‘Vizinha Maria, ‘Kamuputu’ e outras que andam na boca dos jovens e até mesmo dos ‘mais velhos’.

Natural do Kwanza-Sul, Ivan começou a caminhada musical aos nove anos, na igreja. Na altura, tocava apenas bateria. Encantado pela palavra e alegria dos cultos religiosos, certo dia, viu-se ‘obrigado’ a substituir o líder do seu grupo coral. Desde então, a ligação com a música tornou-se mais forte e mais séria.

Convidado por um amigo para assistir a uma das apresentações num bar no Lubango, na Huíla, o músico foi surpreendido ao ser chamado ao palco para cantar. Foi naquele momento que, motivado pelas palmas dos presentes, Ivan percebeu que era aquilo que realmente queria fazer. Hoje, acredita que foi tocando em bares que se tornou neste músico. “Não há escola melhor do que tocar em bares. Ali, tens o contacto directo com o público, tens as caras feias e as bonitas a sorrirem e a não gostarem e tu aprendes a lidar com isso”, justifica, recordando que, na altura, a forma de pagamento era apenas a “alegria do público” e a “refeição”.

Mais de 10 anos de careira

Com uma carreira de mais de dez anos, o artista considera que a dificuldade que encontra ao longo do percurso não tem nada que ver com o estado da carreira, mas com a vida, que apresenta sempre dificuldades e que, por conseguinte, nos leva a pensar que “quando se está no auge tem-se menos problemas”.

Ivan Alekxei já compôs para N’soki, Sandra Cordeiro, Kamané Silva, entre outros. Tem como referências musicais André Mingas, Gabriel Tchiema, Ndaka yo Wiñy, Paulo Flores, Stive Wonder, Baby Face e outros.

O seu timbre vocal já o levou a ser confundido com, por exemplo, Hélvio, Paulo Flores e Daniel Nascimento, o que o agradou por estes apresentarem trabalhos “com qualidade”.

Música angolana respeitada

Ivan acredita que a música angolana “cresceu bastante”, pois já se consegue notar o quanto ela é “respeitada”. Recorda, por exemplo, que, na década de 1990, não se conseguia ter festas inteiras apenas com músicas angolanas, algo que hoje, afirma, “já é possível”.

Mesmo tendo em conta alguma melhoria da arte, Ivan Alekxei lamenta que muitos músicos tenham uma evolução “bastante lenta” e tendem mesmo a “regredir” no que às mensagens se refere, sendo que a maioria faz “letras fúteis” e, muitas vezes, desvirtuam o que outros artistas fazem bem e com muito esforço”.

Juventude “distraída”

Ivan pensa que parte da juventude anda “muito distraída” e a “perder tempo a reclamar”. O compositor julga que toda a reclamação devia vir acompanhada de algum esforço e aconselha os jovens a lutarem mais pelo país e pelas coisas em que acreditam. “Se, enquanto jovens, não nos formarmos e não acreditarmos que somos capazes, vamos ter um país debilitado. Preocupa-me ver o país a minguar e as pessoas só a reclamarem e não fazerem nada. É importante que, além de reclamar, se faça alguma coisa. Os jovens distraem-se muito com festinhas e ilusões.”

Engenheiro civil de formação, abandonou o emprego para se dedicar à música. Segundo o artista, precisava da formação para uma garantia, pois, para além de querer realizar o sonho dos pais – concluir a formação –, vê que “a música é muito insegura”. Hoje, inteiramente dedicado à música, garante que não se arrepende da escolha e sente-se “feliz” por não fazer parte dos que trabalham em áreas de que não gostam.

Ivan Alexei afirma que a necessidade de melhorar o país é “visível”, por isso, espera que o novo Governo, antes de tudo, aceite que existem falhas e trabalhe sobre elas para que se melhore a qualidade de vida dos angolanos, desejando que se oiça mais os jovens e se criem mais empregos. “Faço votos de que as coisas agora sejam diferentes”, concluiu.

Primeiro disco

‘Meu Chão’ é o título do disco de estreia a ser lançado em Dezembro. Mergulhado nos estilos zouk, massemba, balada e samba, o álbum vai comportar 14 músicas e trará participações de Kyuku Kyadaf e Yuri da Cunha.

PERFIL

Nome: Ivan Alekxei de Araújo Barbosa

Data de nascimento: 14 de Maio

Naturalidade: Kwanza-Sul (registado na Huíla)

Estado Civil: Solteiro

Prato favorito: peixe frito com arroz e feijão

Filhos: Uma menina

Formação: Engenharia Civil pela Universidade Óscar Ribas

Clube desportivo: Atlético Petro de Luanda