Girabola Zap
Banco BAI
Em contadores de energia

Chineses investem mais de 20 milhões USD

19 Mar. 2020 Economia / Política

A empresa chinesa Hengye Electronics Industry Lda prevê investir mais de 20 milhões de dólares na instalação de uma fábrica de contadores de água e energia, na Zona Económica Especial (ZEE) Luanda-Bengo.

Chineses investem mais de 20 milhões USD

Para o efeito, foi assinado nesta segunda-feira, o contrato de investimento, pelo presidente da ZEE, António Henriques da Silva e o representante da empresa chinesa em Angola, Frederico Walamba P. Makilanda, de acordo com uma nota de imprensa.

A referida fábrica será implantada numa área de 14 mil e 699 metros quadrados já identificada na ZEE.

Pelo menos 300 postos de trabalho serão criados com a implantação da unidade fabril.

A Hengye Electronics Indústria, Ltda, subsidiária da empresa chinesa Zheijiang Hengye Electronics Co., Ltd, vai produzir contadores monofásicos e trifásicos.

Para o António Henriques da Silva, o investimento neste segmento é importante para a economia nacional, pelo facto do consumo de energia e água ser permanente na vida das pessoas.

A fábrica está projectada para produzir 319.200 contadores monofásicos e 19.800 contadores trifásicos, para atender o mercado nacional, contribuindo assim para a diversificação da economia e para a redução da importação destes bens.

A ENDE prevê instalar, nos próximos cinco anos, 1.500 contadores a nível do país.

"Este volume de contadores permitirá atingir, no final de 2024, o maior número de clientes em pré-pago", augura Federico Makilanda, presidente do conselho de administração da Hengye Electronics Indústria, Ltd.