FAO distribui insumos agrícolas para mitigar os efeitos da seca
A organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) está a distribuir, desde o início do ano, insumos agrícolas a 50 Escolas de Campo de Agricultores (ECAs) nas províncias do Cunene e da Huíla.
Segundo uma nota da instituição esta iniciativa, implementada pela FAO em cinco municípios do Cunene e da Huíla é financiada pelo CERF com cerca de 781 mil dólares. O objectivo é melhorar a segurança alimentar das famílias afectadas pela seca nas duas províncias, alcançando mais de 30 mil beneficiários directos.
Esta acção decorre no âmbito da implementação do Fundo Central de Resposta a Situações de Emergência das Nações Unidas (CERF), que têm o objectivo de atender as necessidades humanitárias mais graves das pessoas afectadas pela seca severa.
A representante da FAO em Angola, Gherda Barreto, encontra-se em viagem de missão no Cunene e na Huíla no contexto deste projecto, junto com uma delegação com entidades do Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA) e Instituto de Serviços de Veterinária (ISV), ambas instituições tuteladas pelo Ministério da Agricultura e Pescas (MINAGRIP).
A comitiva fez a entrega simbólica de insumos numa Escola de Campo no Xangongo (Cunene) às mulheres camponesas, um acto que pretendeu, adicionalmente, assinalar de modo antecipado as comemorações do Dia Internacional da Mulher.
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...