Fazenda lança aplicativo para compras de produtos agrícolas
COMÉRCIO. A fazenda Girassol, lançou, em Luanda, um aplicativo que permite aos usuários de telemóveis e ‘tablets’ fazer compras ‘online’ de mais de 50 produtos agrícolas, com entregas gratuitas. O novo modelo de relação directa com o consumidor final pratica preços mais baixos que os supermercados.
Desde Janeiro que quem vive em Luanda tem na palma da mão e à velocidade de um clique a possibilidade de adquirir produtos agrícolas e hortofrutícolas através de um aplicativo para telemóveis e ‘tablets’. A novidade foi lançada pela fazenda angolana Girassol. A ideia inovadora surge também com o ‘atractivo’ de o preço de alguns produtos, solicitados através do aplicativo, serem mais baixos em comparação com os praticados nos supermercados, segundo constatou o VALOR, numa ronda por alguns supermercados.
Frutas, ervas aromáticas e legumes são os produtos que ‘desfilam’ na loja ‘online’, retirando aos luandenses a tarefa de deslocar-se a uma loja física. O cliente que baixa o aplicativo para a sua plataforma (telemóveis e tablets), tem a opção de fazer as compras mediante o registo no site, que o possibilita fazer compras com o que solicitar, com um carregamento de saldo com o mínimo de 7.500 kwanzas. O montante mínimo pode ser carregado através de um multicaixa ou por transferência bancária, de acordo com informações descritas no aplicativo. O pedido mínimo solicitado na loja online é de 2.500 kwanzas. O aplicativo garante, em Luanda, a tarefa de evitar uma ida ao supermercado, que pode levar horas para as compras de produtos hortofrutícolas, com a vantagem do consumo de produção nacional. A fazenda, através da área comercial, representada por Filomena Pinto, garante que desde o lançamento do aplicativo que têm tido muita adesão dos clientes através da loja ‘online’.
A responsável referiu que a dinâmica de pedidos de produtos “perecíveis e que não demoram a estragar veio implementar uma nova forma de adquirir produtos em Angola”, evitando, no entanto, precisar a quantidade de clientes que a Fazenda Girassol obteve desde a instalação do aplicativo, ou estimativa de facturação.
ENTREGAS GRATUITAS
Com mais de 50 produtos expostos no aplicativo, entre legumes, frutas e ervas aromáticas, a aplicação da Girassol oferece preços mais baixos nos mesmos produtos com a marca da fazenda do que os grandes supermercados do país que também os comercializam. A responsável, Filomena Pinto, referiu que, apesar de alguns dos produtos da fazenda nos supermercados serem mais caros em relação à loja online, “os clientes não vão deixar de ir aos supermercados, mas a loja veio implementar uma nova dinâmica de fazer compras”.
Entretanto, para além da facilidade de composição de um cabaz online que dispõe frequentemente de maior oferta do que os supermercados, e para além da conveniência da entrega gratuita a domicilio, a diferença de preços é, por vezes, bastante acentuada.
Por exemplo, uma saqueta de alface com a marca da fazenda Girassol que custava 1.195 kwanzas, no Candando, no aplicativo da empresa, no dia 07 de Fevereiro, custava 465 kwanzas cerca de 40 por cento do valor na superfície comercial. Outro produto, como a saqueta de couve tronchuda, marcada a 785 kwanzas, no aplicativo custava 575 kwanzas, gengibre de 300 gramas de 700 kwanzas, custava no aplicativo 475 kwanzas e rúcula de 40 gramas de 450 kwanzas, no aplicativo custava 365 kwanzas.
O mesmo sucede com os produtos da fazenda no supermercado Kero, ainda que com menor diferença. A malagueta de 250 gramas que custa, no Kero, 350 kwanzas, está no aplicativo por 295 kwanzas e a hortelã de 40 gramas de 390 kwanzas, no aplicativo custava 345 kwanzas.As compras devem ser finalizadas dois dias antes da data de entrega e a fazenda atinge vários bairros da capital, de acordo com a calendarização dos dias de entrega por zona.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública