Feira rubrica acordo com Instituto da Juventude
EMPREENDEDORISMO. Desde a assiantura do acordo, Instituto Angolano da Juventude já intermediou a inscrição de mais de 20 jovens que pretendem investir na Feira Lunga, em Luanda.
A administração da Feira Lunga, em Luanda, detentora de cerca de 300 estabelecimentos, celebrou um acordo com o Instituto Angolano da Juventude (IAJ), que poderá reduzir as dificuldades que os jovens enfrentam para iniciar o próprio negócio. Desde a assinatura, a 11 de Agosto, o IAJ já intermediou a inscrição de mais de 20 jovens que pretendem investir no local.
Os estabelecimentos, de três metros quadrados, estão a ser arrendados a sete mil kwanzas e os de quatro metros, a 10 mil kwanzas mensais. A renda inclui a taxa de energia eléctrica.
Além dos preços “jamais vistos”, como sublinha Puna Garcia, administrador e proprietário da Feira, aos inquilinos é dada uma garantia de três meses de carência. Ou seja, os jovens ocupam as lojas e só começam a pagá-las 90 dias depois da inscrição. “Para aderir, o interessado só precisade entregar uma fotocópia do bilhete de identidade, duas fotografias, bem como a apresentação do alvará, número de contribuinte e a certificação do pagamento de imposto”, explica Puna Garcia.
Os empreendedores que não tenham ainda formalizado o negócio “também podem ocupar os estabelecimentos, enquanto registam as empresas”, destaca Puna Garcia.
Localizada nas ruas 17 e 18, ocupando uma área de 100 metros quadrados, na Zona Verde, no Benfica, a Feira já alberga 40 comerciantes e prestadores de serviços, que se dedicam ao comércio de jogos electrónicos, fotografias, fotocópias, acesso à internet, bem como à venda de comidas e bebidas.
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...