FIDA disponibiliza 26 milhões de euros
Angola e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) assinaram, nesta quarta-feira, em Roma (Itália), um acordo de financiamento no valor de 26,2 milhões de euros para a implementação do projecto de melhoria da resiliência dos pequenos produtores.
O documento foi rubricado, em nome do Governo angolano, pela representante permanente de Angola junto das agências das Nações Unidas sedeadas em Roma (Itália), Fátima Jardim, e pelo presidente do FIDA, Gilbert Houngbo.
O acordo é parte de um projecto global de 150 milhões de dólares norte-americanos, co-financiado pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e pelo Banco Árabe para o Desenvolvimento Económico de África (BADEA), sendo que o período de reembolso do financiamento é de 23 anos, com sete de graça e um diferencial fixo, segundo os termos do mesmo.
O projecto visa a criação de infra-estruturas rurais, nomeadamente estradas, o reforço das capacidades institucionais e dos beneficiários, através das escolas de campo, do acesso aos mercados, do aumento da produtividade e da resiliência às alterações climáticas e melhoria da segurança alimentar e nutricional das famílias-alvo.
Festas em Angola deixaram de ser negócio rentável