Girabola Zap
Banco BAI
Covid- 19

FMI apoia Cabo Verde com 32 milhões de dólares

23 Apr. 2020 Mundo

O Fundo Monetário Internacional (FMI) aprovou uma entrega de 32 milhões de dólares para ajudar Cabo Verde a combater a pandemia da covid-19, anunciou hoje a instituição, salientando que o arquipélago precisa de mais ajuda dos parceiros.

FMI apoia Cabo Verde com 32 milhões de dólares

"As autoridades tomaram medidas de mitigação nas áreas orçamentais, monetárias e sociais, mas um aumento do apoio dos parceiros para o desenvolvimento de Cabo Verde é necessário para fortalecer os programas sociais e de saúde, ao mesmo tempo que se preserva a sustentabilidade da dívida", diz o FMI.

Numa nota de imprensa, o Fundo explica que os 32 milhões de dólares vão servir para "ajudar o país a cumprir as necessidades urgentes da balança de pagamentos originada pelo impacto económico da pandemia da covid-19", que deverá atirar o país para uma recessão de cerca de 5% este ano.

"A pandemia está a afectar severamente a economia de Cabo Verde, extremamente dependente do turismo, que foi significativamente afectado pela crise económica e restrições às viagens", explica o FMI, que alerta que as medidas tomadas pelas autoridades para prevenir o contágio no arquipélago, embora necessárias, vão contribuir para o choque que "deverá resultar numa contração do crescimento, aumento das necessidades de financiamento e dificuldades sociais".

Cabo Verde, diz o vice-director executivo do FMI Tao Zhang, "foi severidade atingido pela pandemia. Enquanto pequena economia dependente do turismo, a crise económica global, as restrições às viagens e o isolamento levaram a dificuldades sociais e deverão resultar numa significativa queda da produção e dificuldades de financiamento".

 

X