Fundo de Garantia vai vender via bolsa activos recuperados do ‘Angola Investe’
O Fundo de Garantia de Crédito (FGC) pretende vender activos e participações recuperadas do Programa Angola Investe. A venda está prevista ser por via da Bolsa da Dívida e Valores de Angola (BODIVA).
Extinto em 2018, o programa Angola Investe, foi criado pelo Governo para apoiar o financiamento de projectos de investimentos às micro, pequenas e médias empresas.
O FGC, chegou a participar no Programa Angola Investe, tendo concedido garantia a mais de 150 empresas, das quais 40% “não deram os resultados desejados, ou seja, tiveram insucessos”. De acordo o administrador executivo do Fundo, Eduardo Mohamed, citado pela Agência Angop, os casos mais críticos representam um valor na ordem dos 20 mil milhões de kwanzas.
O Angola Investe esteve em vigor cerca de quatro anos e financiou 515 projectos, no valor de 120 mil milhões de kwanzas. O Governo chegou a participar com a concessão de crédito na ordem de 55 mil milhões de kwanzas, que serviram para bonificar os juros, capitalizar os fundos de garantia e de capital de risco.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública