Fundo Soberano regista lucros de 234 milhões USD
O Fundo Soberano de Angola registou no exercício económico de 2019 um lucro de 234 milhões de dólares, resultado associado ao bom desempenho dos mercados financeiros internacionais onde tem investido mais de 1.789 milhões de dólares.
Nos referidos investimentos, o fundo registou ganhos potenciais, não realizados, dos instrumentos de dívida (obrigações) e instrumentos de capital (acções) no valor acumulado de 189 milhões de dólares.
Numa nota de imprensa, divulgada nesta segunda-feira, após um longo processo de apuramento e conclusão das demonstrações financeiras de 2017, 2018 e 2019, que estavam em atraso, por falta de informações adicionais, o Fundo informa que em 2019 tinha activos de 4.587 milhões de dólares e capitais próprios de 3.669 milhões de dólares.
Ao contrário do último exercício em que registou ganhos, em 2018 o Fundo teve prejuízos no valor de 104 milhões de dólares, resultado do mau desempenho dos mercados financeiros internacionais onde o Fundo tinha investido mais de 1.431 milhões de dólares.
O documento explica que o prejuízo deste exercício deriva, essencialmente, da anulação das mais-valias potenciais reconhecidas no exercício de 2016, sobre activos avaliados naquela data, constituídos, essencialmente, pelas concessões do Estado Angolano para a construção e exploração do Porto do Caio, exploração de seis fazendas agrícolas e dos perímetros florestais num total de 435 milhões de dólares.
Festas em Angola deixaram de ser negócio rentável