Girabola Zap
Banco BAI
Para um mandato de cinco anos

Georges Chikoti assume secretaria-geral do Grupo ACP

02 Mar. 2020 Economia / Política

O ex-embaixador de Angola na Bélgica, Georges Chikoti, toma posse esta segunda-feira, em Bruxelas, Bélgica, como secretário-geral do Grupo África, Caraíbas e Pacífico (ACP), para um mandato de cinco anos.

Georges Chikoti assume secretaria-geral do Grupo ACP

Georges Chikoti, que substitui no cargo o guianense Patrick Gomes, terá como missão prestar assistência ao Conselho Europeu e ao Conselho da União Europeia, além de contribuir para organizar e assegurar a coerência dos trabalhos do Conselho e a execução de programas.

Num encontro com representantes da Câmara do Comércio Bélgica, Luxemburo e ACP, o diplomata angolano afirmou que pretende transformar o Grupo ACP numa instituição forte e capaz de trabalhar em solidariedade, para melhorar as condições de vida dos povos das 79 nações membros.

O Grupo ACP ocupa-se da cooperação europeia com os Estados de África, das Caraíbas e do Pacífico (ACP) instituída pelo Acordo de Cotonou (Benin), de 2000, considerado o mais completo existente entre a União Europeia (UE) e os países em desenvolvimento.

Georges Chikoti, o primeiro angolano a ocupar um cargo de destaque na ACP, é mestre em Geografia Económica e licenciado em Relações Internacionais pela Universidade de Ottawa, Canadá.

Em Angola foi vice-ministro das Relações, em 2010 ascendeu a ministro das Relações Exteriores, cargo que exerceu até 2017.

Em 2018, foi nomeado embaixador de Angola na União Europeia, no Reino da Bélgica e em Luxemburgo.