Gestora de fundos de pensões do BPC perde maior contribuinte dos últimos anos
SEGURANÇA SOCIAL. Entidade geria fundos do BFA, que decidiu criar o seu próprio ‘braço’ empresarial para este segmento de negócio. Fénix Pensões tem 60 dias para transferir activos e passivos para o BFA Pensões, por determinação da ministra das Finanças.
A Fénix Pensões, controlada pelo BPC, vai perder a gestão dos Fundos de Pensões BFA, que, nos últimos anos, tem sido o maior contribuinte dos activos geridos pela sociedade afecta ao banco público.
O BFA criou o seu próprio ‘braço’ financeiro que vai tratar da gestão dos fundos até ao momento alocados à entidade detida pelo BPC. Trata-se do BFA Pensões, criado em 2022 e que conta com a autorização da entidade reguladora – a Arseg - desde Setembro de 2023. De acordo um despacho da ministra das Finanças, a passagem é feita com base na vontade das partes, que têm 60 dias, a contar desde 7 de Março, para a transferência dos activos e passivos.
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em ‘Assine já’ no canto superior direito deste site.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública