Governo define princípios e regras da concorrência
Proposta de lei visa introduzir pela primeira vez no ordenamento jurídico nacional um sistema de "defesa da concorrência, com uma lei que integra princípios e regras de concorrência.
O Conselho de Ministros aprovou na quarta-feira uma lei sobre "princípios e regras" da concorrência, três meses depois de anunciada pelo Presidente da República, João Lourenço.
De acordo com informação do Governo, citado pela Lusa, o conselho de ministros apreciou na quarta-feira, em Luanda, a proposta de lei "que visa introduzir pela primeira vez no ordenamento jurídico angolano" um sistema de "defesa da concorrência", neste caso com uma lei "que integra princípios e regras de concorrência".
O objectivo é "promover a competitividade dos diversos agentes económicos e a eficiência na alocação dos factores de produção e distribuição de bens e serviços", lê-se no comunicado final do conselho de ministros.
A proposta de lei, cujos termos ainda não foram divulgados, segue para a Assembleia Nacional, constituindo, segundo o Governo, "o pilar para a criação de uma atmosfera pública diligente aos benefícios de um sistema de mercado competitivo, em que os comportamentos empresariais anti-competitivos são dissuadidos".
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...