Entrega da unidade têxtil

Governo formaliza gestão da antiga Satec

04 Mar. 2021 Empresas & Negócios

O Governo procedeu a entrega formal da unidade têxtil Comandante Bula (ex-SATEC), localizada em Cambambe, Kwanza-Norte, ao grupo empresarial zimbabweano " Boabab Cotton".

Governo formaliza gestão da antiga Satec

A fábrica Comandante Bula é uma das três unidades têxteis submetidas a Concurso Público Internacional, promovido em 2020, no âmbito do Programa de Privatizações (PROPRIV), abarcando igualmente a África Têxtil, em Benguela e a Textang (Luanda).

O termo de entrega/recepção foi assinado pelo chefe de Departamento de Privatizações do Instituto de Gestão dos Activos e Participações do Estado (IGAPE), José Tavares, e pelo representante do referido grupo empresarial, Laurence Zlattnerm, na presença de quadros do Ministério da Indústria.

O documento foi assinado nos termos de um contrato de gestão e exploração, por um período de 15 anos, com opção de compra a partir do décimo ano de gerência, no valor de 104 mil milhões de kwanzas.

De acordo com José Tavares, ao longo deste período, o Governo terá uma contrapartida pela arrecadação no primeiro ano de produção (com crescimento anual), avaliada 5% da facturação, 35% de Imposto Industrial, bem como uma renda fixa anual (não revelada).

Já o representante da Boabab Cotton, Laurence Zlattnerm, declarou que, neste momento, a fábrica funciona em regime experimental e pode exportar as primeiras linhas para a produção de tecido nos próximos quinze dias, essencialmente, para a África do Sul, que efectuou a primeira encomenda.

Para o pleno funcionamento do empreendimento, o grupo prevê investir 90 milhões de dólares, com o pagamento dos salários, manutenção dos equipamentos e aquisição do algodão, adquirido em diversos países da região da SADC, como África do Sul, Malawi, Zâmbia, Zimbabwe e em Angola.

 

X