Girabola Zap
Banco BAI
Em Benguela

Governo investe 10 mil milhões AKZ na recuperação de estradas

04 Sep. 2020 Economia / Política

O Ministério das Obras Públicas e Ordenamento do Território está a investir cerca de 10 mil milhões de kwanzas na construção de três pontes e recuperação de igual número de lotes de vias rodoviárias em Benguela, no quadro do ‘Programa de salvação de estradas’, noticia a Angop.

Governo investe 10 mil milhões AKZ na recuperação de estradas

Segundo o director-geral adjunto do Instituto Nacional de Estradas de Angola, Henrique Vitorino, que visitou nesta quinta-feira as obras de construção das pontes de betão sobre os rios Cutembo, na EN 105 (troço Caimbambo/Quilengues/Lubango), com 72 metros de comprimento, 12 de metros de largura e mais de 100 toneladas de capacidade de carga.
Uma segunda, igualmente de betão, está em construção sobre o rio Calualua, na EN 260, com 59 metros de comprimento, 12 de largura, incluindo 2,5 metros de passeios por cada berma e a última, em manutenção, sobre o rio Cuporolo, devendo as duas primeiras serem concluídas entre Março e Abril de 2021, ou seja, dentro dos nove meses do prazo contratual.

A obra de recuperação da ponte sobre o rio Cuporolo, que ainda suporta o trânsito numa única faixa, no mesmo troço Quilengues/Lubango (EN 260), conta com intervenções nos chamados “guarda corpos”, passeios e nas drenagens das águas das chuvas, podendo ser concluída mais cedo.

Por outro lado, estão a ser recuperados de três lotes de estradas, nomeadamente os números cinco, seis e sete, nas estradas nacionais 105 e 260. Os referidos lotes estão repartidos em 109,7 quilómetros (Akz mil milhões e seiscentos e cinquenta e quatro milhões), 43,50 quilómetros (quinhentos e noventa e dois milhões, novecentos e catorze mil e oitocentos e três kwanzas) e o terceiro, 41 quilómetros (mil milhões trezentos e quarenta e sete milhões de kwanzas).

Além destas obras de manutenção, constam igualmente a reabilitação de 13,1 quilómetros, estando todas empreitadas abaixo de 30 por cento de execução física.

X