COM 43,1 MILHÕES DE DÓLARES

Governo regulariza dívidas na diplomacia

O Presidente da República aprovou a abertura de um crédito adicional de 43,1 milhões de dólares para o pagamento de dívidas das missões diplomáticas, no âmbito do processo de redução e redimensionamento das embaixadas e consulados angolanos pelo mundo e em consequência do encerramento de postos diplomáticos feito pelo Ministério das Relações Exteriores (Mirex). 

 

Governo regulariza dívidas na diplomacia

No mês passado, o Governo também aprovou a abertura de um crédito adicional de mais de 17,5 milhões de euros para regularizar duodécimos das missões diplomáticas.

Em Janeiro, anunciou, através de uma proposta elaborada pelo secretário de Estado para os Assuntos Diplomáticos do Presidente da República, Victor Lima, que estava a estudar a possibilidade de encerrar nove embaixadas e 18 consulados gerais. A medida permitiria a poupança de 54 milhões de euros por ano.

Foi proposto o encerramento das embaixadas em Singapura e Indonésia, Vietname, Holanda, México, Canadá, Grécia, Hungria, Polónia e Guiné-Conacri, em conformidade com o mapa de orçamento adstrito às missões diplomáticas elaborado pelo Ministério das Finanças.

O estudo também previa o corte no pessoal afecto às missões diplomáticas. Durante o conselho consultivo do Mirex, ocorrido em Setembro, o ministro Manuel Augusto comunicou outros planos do Governo e anunciou apenas o encerramento de quatro embaixadas e quatro consulados até Novembro.