APP VE
COM VENDA DE PNEUS

Grupo Nors prevê arrecadar 1 milhão USD

O grupo Nors espera arrecadar, em 2020, um milhão de dólares com a venda de pneus da marca britânica ‘Dunlop’ que, desde a semana passada, passou a fazer parte dos produtos comercializados pela empresa, como resultado de uma parceria que envolve a fabricante, com sede no Japão, e o grupo português Alves Bandeira.

Grupo Nors prevê arrecadar 1 milhão USD

Numa primeira fase, vêm para Angola cerca de 10 mil pneus que serão vendidos pela Onedrive e a Civiparts, empresas do grupo Nors, especializadas na comercialização de produtos auto, como óleo, lubrificantes de várias marcas, baterias e diferentes equipamentos de electricidade-auto entre outros.

Francisco Ramos, administrador do grupo, que não detalhou o valor dessa primeira operação, “devido a alguns requisitos contratuais ainda por cumprir”, apontou dificuldades em antecipar a facturação, devido à alta de preços. “É prematuro avançar prognósticos”, justifica-se, prevendo, no entanto, receitas perto do milhão de dólares.

Com presença em 23 países, o grupo, que opera em Angla há mais de 20 anos, conta com cinco empresas, sendo a Auto-Sueco, que se dedica a venda de camiões, a mais importante. O negócio dos camiões representa actualmente cerca de 35% da carteira do grupo, 13 pontos percentuais abaixo dos 48% do ano passado. Francisco Ramos justifica o recuo com a crise, mas manifesta-se confiante na recuperação, no futuro imediato.

Apesar da conjuntura económica, o grupo, que conta com cerca de 400 colaboradores, está a alargar os investimentos no país e prevê, durante o primeiro semestre de 2020, importar e revender empilhadeiras da marca einstein, de origem norte-americana. 

Sobre os pneus Dunlop

A marca da pneumática Dunlop, criada pelo escocês John Boyd Dunlop em 1888, é tida como uma das principais produtoras de pneu do planeta. Está presente em mais de 100 países, com forte presença na Ásia, nos Estados Unidos e em diversos países da Europa. A partir de 2013, a Dunlop iniciou a produção no Brasil. Atualmente, os pneus da marca são fabricados no Japão, Indonésia, Tailândia e China.