Huawei apoia estudantes universitários de Benguela
Estudantes de várias instituições de ensino superior de Benguela receberam computadores para facilitar os estudos numa parceria da vice-Presidência da República e a empresa Huawei. Os alunos agraciados congratularam-se com o gesto, que é uma promessa de 2019 do vice-Presidente da República, Bornito de Sousa.
A acção é o cumprimento de uma promessa feita em 2019 pelo vice-Presidente da República, à margem do VI fórum sobre a qualidade do ensino superior, no qual Bornito de Sousa participou a convite da Associação das Instituições de Ensino Superior Privadas de Angola (Aiespa) e trocou impressões sobre conceitos associados às transformações tecnológicas do mundo moderno.
No encontro, o vice-Presidente tomou nota de algumas necessidades dos estudantes e finalistas de algumas universidades e prometeu dar suporte e sendo a Huawei uma empresa de tecnologia e um forte parceiro do Estado, usando dos actos de responsabilidade social doou a vice-Presidência os computadores para os estudantes de Benguela.
Para estudante universitária, Wilza Santana, os equipamentos eletrônicos representam o cumprimento uma promessa cumprida do Governo e agradece imenso pelo facto de o vice-presidente não se ter esquecido do encontro realizado em 2019. “Os computadores vamos usar nas actividades acadêmicas e prometemos cuidar bem dos mesmos”, sustentou jovem estudante.
Os equipamentos trazidos de Luanda pelos assessores do vice-Presidente da República foram entregues na presença do governador de Benguela, Rui Falcão, que presenciou também a oferta de um computador ao regedor municipal do Lobito para que a autoridade tradicional doravante possa agendar as suas reuniões na Ombala recorrendo ao seu laptop e usufruir das tecnologias de informação e comunicação.
O representante da Huawei, Nilton Roque, fez saber, à margem do acto, que “o gesto ganhou corpo durante uma reunião concedida ao conselho de administração da Huawei pelo vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, que revelou o compromisso assumido com alguns estudantes a nível do país em 2019 então abraçámos o projecto e concretizamo-lo”.
“Gostaríamos de tê-lo feito antes, em 2020, mas por questões que foram alheias à nossa vontade por causa do covid-19 adiamos. Por tanto, arranjamos essa oportunidade. Em relação o sr. Soba, a partir de agora vai usufruir das novas tecnologias, sendo que na próxima reunião facilitar o trabalho usando novo equipamento doado pelo vice presidente com suporte da Huawei”, adiantou o representante da Huawei.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública