IGAPE abre concurso para privatizar empreendimentos
O Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE) anunciou, nesta quarta-feira, a abertura de concursos públicos para a privatização de 12 empreendimentos agro-industriais e de cessão de direitos de exploração e gestão de três indústrias têxteis.
Entre os empreendimentos incluem-se cinco complexos de silos localizados em Caconda e Matala (Huíla), da Caála (Huambo), Catabola (Bié) e Ganda (Benguela), além de um complexo agro-industrial do Cubal, em Benguela, e dois entrepostos frigoríficos localizados nesta e no Namibe. Nestas últimas duas províncias, também serão privatizadas três fábricas, sendo duas de processamento de tomate e uma de latas, em Malanje será privatizado um matadouro modular.
O concurso compreende um contrato de alienação de activos móveis e imóveis afectos à actividade agrícola e concessão de direitos fundiários para a exploração agrícola, sendo aberto a entidades estrangeiras e implicando a celebração de um contrato público com prazo de execução imediata.
O concurso para cedência de exploração e gestão é dirigido a têxteis localizadas em Luanda, Benguela e Kwanza-Norte, com as candidaturas a poderem ser apresentadas no prazo de 60 dias a contar da data de 18 de Maio.
No caso dos empreendimentos agro-industriais, o valor do contrato é determinado na negociação das aquisições, enquanto o valor da indústria têxtil é estabelecido por uma avaliação dos activos, de acordo com os comunicados em que estas alienações são anunciadas.
Festas em Angola deixaram de ser negócio rentável