Importações caem 39% no IV trimestre, enquanto queda anual fica em 16%
BALANÇO. China continua a ser o país que mais vende para Angola. Porto de Luanda recebeu 87% de toda a carga que entrou no país via marítima.
As importações marítimas registaram uma queda de 39%, no último trimestre do ano passado, para 1,2 milhões de toneladas, face às 2,1 milhões de toneladas do mesmo período no exercício anterior.
Em termos anuais, a redução foi de 16,5%, passando de 6,2 para 5,1 milhões de toneladas, enquanto as exportações recuaram 2% ao saírem de cerca de 665 para 651 mil toneladas.
Dados da Agência Reguladora de Certificação de Carga e Logística de Angola (ARCCLA), consultados pelo Valor Económico, dão conta de que os produtos alimentares continuam a ser dos mais importados. O destaque recai sobre as carnes e miudezas, arroz e trigo, ao passo que a China continua a ser o país que mais vende para Angola. Do total dos 1,2 milhões de produtos diversos, 285.596 foram provenientes de portos chineses.
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em ‘Assine já’ no canto superior direito deste site.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública