Instituto Nacional de Estatística com nova direcção 15 meses depois
Chaney John deixou a liderança do Instituto Nacional de Estatística (INE), 15 meses depois de ter substituído Camilo Ceita como directora-geral.
O economista José Calengi assume, a partir desta semana, a direcção geral do INE. De acordo com uma nota do INE, assinada pelo ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, foram também nomeados Hernany Pena Luís e Anália Prata, respectivamente, para os cargos de directores adjuntos dos departamentos Social e Demográfico, bem como do Económico e Financeiro.
José dos Santos Francisco Calengi desempenhou, até à data da sua nomeação, a função de chefe de departamento de Contas Nacionais e Coordenação Estatística do INE.
A directora agora exonerada do INE, Chaney Rosa John tinha sido nomeada em Outubro de 2020 substituindo Camilo Ceita, que dirigiu o instituto durante nove anos.
O adeus de Camilo Ceita do cargo de director do INE motivou vários debates entre os economistas. Primeiro por o antigo responsável do INE ter ficado a saber que tinha sido exconerado pelas redes sociais e depois porque houve, na altura vozes que levantaram a hipótese de o líder do INE ter saído por não aceitar adulterar as contas nacionais.
Num mail de despedida enviado por Camilo Ceita depois da exoneração o líder do INE lamentou a forma como tinha sido exonerado e pediu algum respeito.
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...