Itália vai garantir até 200 mil milhões de euros em empréstimos a empresas
O governo italiano aprovou segunda-feira (6) um decreto que permite garantir até 90% em empréstimos para empresas no valor de 200 mil milhões de euros, medida destinada a fornecer liquidez ao sector, afectado pela crise causada pelo novo coronavírus.
Com esse decreto realizamos uma intervenção sem precedentes para apoiar a liquidez do sistema produtivo: implementamos 200 mil milhões de euros em garantias para empréstimos de até 90% por parte do Estado para empresas de todos os tipos, sem limite de facturação", afirmou o ministro da Economia italiano, Roberto Gualtieri.
Depois de o governo já ter anunciado em Março outras medidas de apoio à economia, o ministro indicou que são mobilizados "750 mil milhões de euros em recursos garantidos pelo Estado".
A Itália, um dos países mais afectados pela pandemia da covid-19, totaliza 16.523 vítimas mortais desde o início desta crise sanitária.
O número de mortes em Itália devido ao novo coronavírus voltou a subir hoje, com o registo de 636 óbitos nas últimas 24 horas, após dois dias consecutivos em decréscimo, segundo as autoridades.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infectou mais de 1,2 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 70 mil. Dos casos de infecção, mais de 240 mil são considerados curados.
Depois de surgir na China, em Dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...