Joalharia de Sindika Dokolo decreta falência
A joalharia De Grisogono, detida parcialmente por Sindika Dokolo, marido da empresária Isabel dos Santos, anunciou, esta quarta-feira, que entrou em falência, depois de não ter conseguido encontrar um comprador e perante a acumulação de dívidas.
De acordo com a imprensa suíça citada pela Lusa, a decisão será anunciada hoje aos 65 trabalhadores na fábrica de Plan-les-Ouates, na Suíça, e surge na sequência da divulgação, por um consórcio internacional de jornalistas, da suposta utilização de dinheiro público angolano nesta joalharia.
Na semana passada, o Procurador-Geral da República, Hélder Pitta Grós, admitiu que, entre os processos em investigação, está o financiamento com dinheiros públicos da Sodiam (200 milhões de dólares) para a compra da joalharia De Grisogono.
O Consórcio Internacional de Jornalismo de Investigação (ICIJ) revelou, a 19 deste mês, mais de 715 mil ficheiros denominados ‘Luanda Leaks’, que detalham supostos esquemas financeiros de Isabel dos Santos e do marido, Sindika Dokolo, que terão permitido retirar dinheiro do erário de Angola.
Na passada quarta-feira, a Procuradoria-Geral da República anunciou que Isabel dos Santos tinha sido constituída arguida num processo em que é acusada de má gestão e desvio de fundos da companhia petrolífera estatal Sonangol e que visa também portugueses alegadamente facilitadores dos negócios da empresária angolana.
Cinco anos depois, covid-19 já não é vista como ameaça mas continuar...