João Lourenço de regresso a Luanda
O ministro da Defesa Nacional, João Lourenço, regressou ontem (11) ao país, depois de cumprir visitas de trabalho às Repúblicas de França e da Itália, na qualidade de enviado especial do Chefe de Estado, José Eduardo dos Santos, no quadro do reforço das relações de cooperação com os dois países.
Em França, primeira etapa da visita ao continente europeu, João Lourenço foi recebido segunda-feira (10), em audiência, pelo Presidente francês, Emmanuel Macron, durante a qual procedeu à entrega de uma mensagem do Presidente da República, José Eduardo dos Santos.
Durante a audiência, Emmanuel Macron manifestou o interesse da França em reforçar as relações de cooperação com Angola, que se circunscrevem aos sectores dos petróleos, da indústria agro-alimentar, banca, educação e construção civil.
Já na Itália, o ministro da Defesa Nacional manteve, terça-feira (11), um encontro com o primeiro-ministro italiano, Paolo Gentiloni, a quem transmitiu uma mensagem verbal do Chefe de Estado, José Eduardo dos Santos. Na ocasião, os dois interlocutores passaram em revista as relações entre os dois Estados, que são consideradas “excelentes”, assim como a situação política, com realce para a realização de eleições que terão lugar em Angola, em Agosto próximo, e no próximo ano, na Itália.
Além de João Lourenço, que chefiou a delegação, integraram a comitiva angolana o secretário de Estado das Relações Exteriores, Manuel Augusto, bem como oficiais superiores do Ministério da Defesa Nacional.
JLo do lado errado da história