João Lourenço entrega gestão de terminais ao grupo Abu Dhabi Ports
COMÉRCIO. Gestão do terminal polivalente do Porto de Luanda e do aeroporto da Catumbela, que estavam nas mãos da Unicargas, passa para a nova sociedade. Árabes detêm a maioria. Empresa estatal fica com apenas 10% do capital.
Os terminais do Porto de Luanda e do Aeroporto da Catumbela, antes geridos e explorados pela empresa estatal Unicargas, vão passar para as mãos de uma ‘joint venture’ em que a maioria do capital pertence ao grupo Abu Dhabi Ports (AD Ports), dos Emirados Árabes Unidos.
A ‘joint venture’ vai ficar com a concessão, gestão e exploração destes terminais por 20 anos, prorrogáveis por mais 10 anos. Dez por cento do capital será da estatal Unicargas que tem o contrato de concessão de gestão e exploração do terminal do Porto de Luanda, desde Janeiro de 2005, e o contrato de concessão de exploração do terminal aeroportuário do Aeroporto Internacional Paulo Teixeira Jorge, na Catumbela, desde Agosto de 2017.
O acordo prevê a modernização, gestão e operação do terminal e do negócio logístico da Unicargas.
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em ‘Assine já’ no canto superior direito deste site.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública